26.2.11

Uma ajudinha decisiva



  • Filme: O Discurso do Rei (The King's Speech, Austrália/Estados Unidos/Grã-Bretanha, 2010)
  • Direção: Tom Hooper
  • Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce, Michael Gambon, Eve Best, Anthony Andrews

Um dos favoritos ao Oscar de melhor filme (e, com outras onze indicações, recordista neste ano) é uma saga de superação, acima de tudo. Conta como alguém de que ninguém esperava nada acaba se tornando um herói, graças à ajuda providencial de alguém que só foi descobrir sua real aptidão no meio do caminho.

Nos anos 30, um príncipe britânico, discreto, tímido e portador de gagueira, ascende ao trono graças à renúncia do irmão, que se casou com uma norte-americana divorciada duas vezes. Mesmo relutante, o rei Jorge VI tem que assumir as responsabilidades do cargo, ao mesmo tempo em que seu país começa a entrar em conflito com a Alemanha nazista, tendo que levantar a moral de sua população através das transmissões por rádio. Com a ajuda da esposa, procura um terapeuta australiano que acaba tendo uma importância ainda maior do que se poderia imaginar.

A produção ressalta a formação de uma sólida amizade entre um nobre e um plebeu, ainda que com alguns percalços no caminho. E diz que nunca é impossível superar as dificuldades, por piores e mais desafiadoras que elas sejam. Algo que deveríamos levar, naturalmente, por toda a vida.

Nenhum comentário: