12.8.10

Sonho de um sonho de um sonho


  • Filme: A Origem (Inception, Estados Unidos/Grã-Bretanha, 2010)
  • Direção: Christopher Nolan
  • Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Ken Watanabe, Marion Cotillard, Cillian Murphy, Tom Berenger, Dileep Rao, Michael Caine

Nunca o samba-enredo que a Unidos de Vila Isabel levou para o Carnaval de 1980 fez tanto sentido. Numa incrível história de imersão em sonhos alheios em busca de segredos, o filme se mostra uma grande surpresa na temporada cinematográfica, mostrando-se a mais bem sucedida ficção científica desde o sucesso de Matrix em 1999.

A história é sobre um ladrão de segredos. Mas de uma forma nada convencional: através dos sonhos de suas potenciais vítimas, plantando neles ideias que possam influenciar a vida de qualquer um. Isso, num passado não muito distante, acabou lhe causando um trauma pessoal. De todo modo, ele quer se redimir, de uma maneira ou outra. Para isso, aceita um grande desafio, vindo de um cliente, então vítima de suas inserções: fazer com que um concorrente seu mude de ideia sobre uma herança que iria receber. Mas o especialista logo descobre que a missão será mais difícil que ele imagina.

O filme chama a atenção pela originalidade com que o tema é explorado, como se cada sonho fosse uma ciência lógica que possa ser construída por uma pessoa. Além disso, os sonhos dentro dos sonhos (como fica claro logo no começo do filme, com papel crucial durante grande parte da produção) são espetacularmente explorados ao máximo, mantendo o espectador ligado o tempo todo. Se cochilar ou for ao banheiro durante o filme, correrá o sério risco de não entender nada. Fica claro que A Origem é um filme que entretém e faz pensar, ao mesmo tempo - o que não é nada fácil nos dias de hoje.

Nenhum comentário: