23.4.10

INDEPENDE DE FÉ. DEPENDE, SIM, DE HUMANIDADE


  • Filme: Chico Xavier (Brasil, 2010)
  • Direção: Daniel Filho
  • Elenco: Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Matheus Costa, Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Letícia Sabatella, Luís Melo, Pedro Paulo Rangel, Giovanna Antonelli, André Dias, Paulo Goulart

O grande sucesso do cinema nacional na temporada (mais de dois milhões de ingressos vendidos em cerca de três semanas, ou seja, tudo o que Lula, o Filho do Brasil quis mas não conseguiu ser) é o que é por retratar um personagem que sempre foi admirado, independentemente de religião ou filosofia de vida. Depende, sim, do grau de humanidade que cada um tem.

O maior médium brasileiro, Chico Xavier (1910-2002), é entrevistado num popular programa de TV, no início dos anos 1970. Enquanto conta sua trajetória de vida aos entrevistadores, o espectador tem a ideia do que o protagonista tem, de forma até isenta: com muitas contestações contra seu trabalho, é verdade, mas contando com muita compreensão também. Logo percebe-se que trata-se de um predestinado, aprecie-se ou não o seu caminho.

Durante a entrevista, começa-se a desenhar um destino que apenas a mediunidade, neste caso, seria capaz de fazer, como ficaria claro da metade do filme em diante. Verdade? Mentira? Cabe ao espectador decidir.

Nenhum comentário: