19.2.10

BRASIL, A TERRA DA IMPUNIDADE


Três anos depois do brutal assassinato do menino João Hélio Fernandes Vieites, em fevereiro de 2007, a certeza de que o que vale no Brasil é a impunidade se torna ainda mais forte. Um dos bandidos que mataram a criança de seis anos acaba de ser solto e integrado a um programa de proteção a menores - ele tinha 16 anos na época em que foi coautor do crime. Chegou-se a dizer que ele se mudou para a Suíça com a família, o que foi negado pelo presidente da ONG Projeto Legal e secretário do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (vem cá, se ONG significa "Organização Não Governamental", como o presidente de uma ONG participa de uma secretaria estadual?) que fez a decisão. Leia mais aqui e aqui.

Isso mostra como a lei brasileira é fraca e frouxa, apenas servindo para proteger criminosos. Como podemos concluir pelo que eu disse no texto do link, escrito na época do ocorrido, as leis do nosso país se enquadram nas regras politicamente corretas para dar uma ideia de "liberdade democrática", ignorando que isso pode causar uma baderna generalizada. As ONGs são um símbolo desse estado de coisas.

Dei uma verificada na conta da ONG Projeto Legal no Twitter. Foi aberta em agosto do ano passado e não é atualizada desde o fim do último mês, tendo apenas 12 mensagens postadas - no geral, chamadas sobre conferências, uma convocação para assinatura de um manifesto contra a redução da idade penal e até uma nota de falecimento. Mas as contas que a ONG segue são dignas de nota: demais organizações de direitos humanos como Human Rights Watch, Anistia Internacional, Viva Rio e Observatório de Favelas; a OAB-RJ, aquela do Wadih Damous; e a imprensa "progressista" como o Observatório da Imprensa e a revista CartaCapital. Logo se vê que pode-se conhecer uma pessoa ou organização pelo que ela costuma seguir...

Nenhum comentário: