6.4.09

O QUE A CRISE POLÍTICA NÃO FAZ...



A crise política que o Brasil passa é capaz de nos impor fatos surpreendentes. Vejam, por exemplo, o caso do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele sugeriu, nesta segunda-feira, um plebiscito no qual o eleitorado pode decidir sobre... o fechamento do Congresso Nacional. Leia mais aqui.

O fato é que, por mais bem intencionada (sic!) que seja, a ideia do senador não poderia ser mais estapafúrdia. Isso remete a períodos nada edificantes de nossa História, como o ano de 1968, por exemplo - naquela ocasião, o Congresso Nacional foi fechado pelo regime militar vigente, que endureceu de vez com a promulgação do Ato Institucional Número 5. Bem antes disso, em 1937, Getúlio Vargas fez a mesma coisa para instalar o Estado Novo - outra ditadura que, sabe-se lá o porquê, conta com a simpatia de "setores progressistas" da nossa sociedade. Ainda hoje, em países vizinhos como a Venezuela, isso é assunto polêmico.

Por mais que nossa população esteja revoltada com nossos políticos, isso não é motivo para algo tão radical - ainda que o próprio senador tenha dito que seria contra o fechamento se tal ideia fosse levada em frente. Isso faz concluir que a experiência em partidos como PT e PDT fez o senador ter seus miolos derretidos e ter essas ideias de jerico, vai saber.

Ele quer que o Congresso melhore e passe a ser motivo de orgulho? Ano que vem tem eleição. Quem sabe, ele e os políticos íntegros deste país (eles são raros, mas existem!) não fazem esse tipo de campanha para limpar o Congresso. Se bem que houve uma chacoalhada em 2005 (a crise do mensalão) e de nada adiantou. Mas sempre há uma esperança!

Um comentário:

Frodo Balseiro disse...

O mono-temático senador Cristóvam, deixou sua obsessiva fala a favor da educação (legítima, mas exagerada)para falar uma bobagem inominável!
Só mesmo aqui no Bananão...