5.3.09

CONTRA TUDO, TODOS E MAIS UM POUCO


  • Filme: Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, Grã-Bretanha, 2008)
  • Direção: Danny Boyle
  • Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto, Irrfan Khan, Mahesh Manjrekar

O grande vencedor do Oscar 2009 (com oito estatuetas: melhor filme, direção para Danny Boyle, roteiro adaptado, montagem, fotografia, mixagem sonora, trilha sonora e canção original para Jai Ho, de A. R. Rahman e Gulzar) é bem afinado com os tempos atuais (a chamada Era Obama, em que qualquer pessoa se sente no direito de sonhar alto), ainda que filmado numa realidade que tenha pouca relação com a cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. Na verdade, trata-se de uma história que combina talento, sorte e, principalmente, destino.

O jovem indiano Jamal, de vida pobre e atribulada, vira astro ao participar de um famoso programa televisivo de perguntas e respostas, no que atrai para si admiração e também desconfiança. Ele passa o filme tentando provar que há honestidade em sua trajetória no referido programa, usando fatos de sua vida para responder às perguntas que podem levá-lo a ser milionário. Enquanto isso, sonha com o grande amor de sua vida, que se revela mais importante do que o dinheiro do prêmio, por este ser apenas uma consequência, como fica claro em determinada passagem da história.

Os méritos do filme estão em mostrar a história de vida do rapaz de forma coerente e direta, sem muitas enrolações. O pouco de Bollywood (a produção cinematográfica indiana, de filmes musicais e com muitas coreografias) é mostrado no seu final, com um empolgante número musical em tempo real... Até nisso, a produção teve sua eficiência.

Nenhum comentário: