23.2.09

O PRIMEIRO DIA ENTRE OS ESPECIAIS DA FOLIA

Depois de um Grupo de Acesso bem equilibrado, em que pelo menos quatro escolas têm condição de conquistar o título (embora a Estácio de Sá tenha feito, na minha opinião, o melhor desfile do sábado), as principais agremiações do Rio começaram seus desfiles. O primeiro dia do Grupo Especial foi um tanto atribulado, com apresentações irregulares e poucos destaques considerados positivos.

  • Império Serrano: A campeã do Grupo de Acesso do ano passado reeditou o samba-enredo de 1976 com uma apresentação animada, porém com a responsabilidade de abrir o desfile, o que não é nada fácil (considerando-se que as duas últimas escolas a fazê-lo foram rebaixadas). O início foi bom, mas o desfile foi desanimando com o tempo.
  • Acadêmicos do Grande Rio: A escola de Duque de Caxias falou sobre a França, com um desfile luxuoso - porém com alguns problemas. De todo modo, será difícil ela não perder seu lugar cativo no Sábado das Campeãs...
  • Unidos de Vila Isabel: Surpreendeu quem não esperava um bom trabalho entre dois carnavalescos de estilos bem diferentes: Alex de Souza e Paulo Barros fizeram um excelente trabalho e um desfile muito bom. Forte candidata ao título.
  • Mocidade Independente de Padre Miguel: A verde-e-branca fez um desfile fraco. O que era de certa forma esperado, levando-se em consideração os meses tumultuados pré-Carnaval. É impressionante como quase tudo deu errado, do início ao fim do desfile. Forte candidata ao rebaixamento. De positivo, só o canto dos integrantes do desfile.
  • Beija-Flor de Nilópolis: A escola, que tenta o tricampeonato, contou com a força de Neguinho da Beija-Flor para tentar o feito. Mesmo com um enredo trivial - a história do banho - a agremiação fez um desfile bem, digamos, Beija-Flor: compacta, certinha, parecida com os dos anos anteriores. Está na briga.
  • Unidos da Tijuca: Outra decepção. Mesmo com enredo desafiador (o espaço sideral) e um dos melhores sambas-enredo do ano, a escola do Borel fez um desfile extremamente irregular. Um dos carros demorou muito para entrar e criou um buraco enorme na Avenida, e a porta-bandeira Lucinha Nobre (uma das melhores do Carnaval) se atrapalhou durante a apresentação. Não luta por título, não.

Nenhum comentário: