19.2.09

DE FARSANTES E APROVEITADORES

O caso da brasileira Paula Oliveira, que teria sido agredida por neonazistas na Suíça (e, pelo visto, vai sendo desmascarado dia após dia), evidencia o quanto os brasileiros andamos afoitos demais e tomados por um nacionalismo pueril. É mais um vexame que o Itamaraty nos impõe, ao acusar apressadamente e sem provas um regime democrático como o suíço de dar guarida a racistas e intolerantes.

Tudo indica que Paula mentiu para processar o Estado suíço, usando o nome de um partido de direita conhecido pela plataforma anti-imigração. Além disso, o fez usando um tipo tão tosco de agressão física que causou desconfiança nos dias seguintes ao ocorrido. Governo e imprensa brasileiros embarcaram na onda e pagaram um mico monumental. Porém, a farsa foi descoberta pelas autoridades suíças e a advogada brasileira deverá arcar com as consequências. Que isso sirva de lição para os farsantes... e para os aproveitadores. Não é, Celso Amorim?

Vários colegas blogueiros deram cobertura ao caso. O grande destaque foram os textos de Yashá Gallazzi, uma das grandes revelações recentes da blogosfera brasileira. Eles definem, no ponto, tudo o que diz respeito à péssima fase da diplomacia tupiniquim, capaz de fazer o Barão de Rio Branco corar de vergonha, esteja onde estiver.

Um comentário:

Yashá Gallazzi disse...

Só hoje "descobri" o seu post e a lisonjeira menção que coube a mim. Agradeço, com muito carinho, as palavras a mim dirigidas. Abraços, Yashá Gallazzi