20.1.09

OS DESAFIOS DE OBAMA

Barack Obama tomará posse como o 44º presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira. Junto com o novo cargo, o novo presidente ganhará uma coleção de desafios que ele terá a responsabilidade de enfrentar.

A recente guerra entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, deixou evidente que a questão do Oriente Médio é um desses problemas, embora seja apenas um deles. Intimamente ligado a essa questão, o problema do terrorismo talvez seja o maior de todos. Mesmo com o fim da Era Bush (tida pelos islamistas como a mais hostil aos muçulmanos - independentemente de serem terroristas ou não), os fundamentalistas islâmicos mostraram não se intimidar com a transição de cargo na Casa Branca. Ainda há as permanências do Exército do país no Iraque (uma constante tensão, embora menor que antes) e no Afeganistão (onde os talibãs começam a ressurgir com força). Aliado a isso, há o crônico problema do Irã e suas intenções nucleares. Internamente, a crise financeira mundial (que fechou vários bancos e companhias, além de levar outras empresas à bancarrota, na maior economia do planeta) é o grande desafio do novo presidente norte-americano.

O governo Bush deixou muitos problemas de herança, e grande parte do mundo deposita em Obama as esperanças de um planeta melhor, talvez ignorando que ele tenha sido eleito presidente... dos Estados Unidos. Ou seja, o risco de decepção mundial é grande. Resta saber se Obama e sua equipe irão aguentar o tranco - e torcer para que sim.

Nenhum comentário: