14.1.09

CADÊ FIDEL?


Depois de renunciar à chefia de Estado e de Governo de Cuba em agosto de 2006, o ex-ditador Fidel Castro continuava tendo textos publicados na imprensa oficial (redundância, é verdade...) do país. Mas, há quase um mês, isso não ocorre - à exceção de um curto texto publicado na virada do ano, por ocasião dos cinquenta anos da Revolução Cubana.

Agora, há rumores a respeito do atual estado de saúde do ex-líder cubano. Seu maior aliado, o presidente venezuelano Hugo Chavez, declarou que Castro não mais aparecerá em público. Vários líderes da esquerda (principalmente a latino-americana) também manifestaram preocupação com a situação.

Confirmando-se o que muitos pensam, é a constatação de que querem "eternizar" determinadas figuras, ao mitificar a imagem do ex-ditador - embora a imortalidade seja impossível. A não ser que resolvam fazer o que fizeram com Lenin e embalsamem o cadáver de Fidel Castro. Só faltam fazer isso e ainda cobrar pela visita. Daí pra venderem lembrancinhas da ditadura cubana (como fazem há anos na China e na antiga Alemanha Oriental), será um pulo. Aí, seria a constatação de que o comunismo cubano morreu junto com Fidel...

Um comentário:

patricia m. disse...

Moh-rreu!!!!

Ueeeeeeeebaaaaaaaaaa!!!!