2.12.08

SE INVEJA MATASSE...


Buscando fazer um governo que seja ao menos bem visto como competente (assim como agradar a oposição, procurando ganhar um voto de confiança), o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, vem escolhendo grandes nomes para seu secretariado (correspondente aos ministérios no Brasil). Nesta segunda-feira, ele nomeou a senadora, ex-primeira-dama e ex-pré-candidata do Partido Democrata à presidência do país, Hillary Clinton, para a secretaria de Estado de seu futuro governo. Além disso, decidiu manter o atual secretário de Defesa, Robert Gates, no cargo.

Enquanto isso, aqui no Rio, o prefeito eleito Eduardo Paes mostra que mudou de partido e de "amigos", mas não deixou o fisiologismo de lado. Depois de nomear diversos deputados e vereadores de seu antigo partido, o PSDB (muitos de seus eleitores no segundo turno votaram em Paes por completa rejeição aos tucanos, que apoiavam seu adversário), como secretários de seu mandato, e de indicar como secretária de Cultura sua ex-adversária Jandira Feghali (PCdoB) - mesmo sem ela ter relação alguma com atividades culturais - Paes indicou (ou foi impelido a indicar) como secretário de Esporte e Lazer o deputado estadual Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, do seu partido, o PMDB.

Para quem não se lembra, Paes sucedeu Carvalho no cargo de secretário estadual de Esportes, Turismo e Lazer quando o governador Sérgio Cabral Filho assumiu o Palácio Guanabara, no início de 2007. A gestão de Chiquinho, secretário nos governos Garotinho e Rosinha, foi marcada como uma das piores do estado. Durante sua estadia no cargo, ele chegou a ser acusado de envolvimento com bandidos do Morro da Mangueira, embora nada tenha sido provado. Além disso, o Complexo Esportivo do Maracanã sofreu uma reforma longa, que mais parecia obra de igreja - o que, por exemplo, impediu que o Estádio Mário Filho recebesse jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, e fez com que o Mundial Feminino de Basquete, naquele mesmo ano, fosse transferido do Maracanãzinho para o ginásio do Ibirapuera (na época, repleto de goteiras), em São Paulo. O mesmo ginásio estava quase descartado para sediar os torneios de vôlei dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Eduardo Paes assumiu a secretaria no governo de Cabral, e muita coisa mudou, inclusive a credibilidade. As obras, que estavam quase paradas, prosseguiram em ritmo de aceleração recorde, o Maracanãzinho já estava pronto em julho de 2007, a tempo de sediar o Pan, e é hoje um dos ginásios mais modernos da América Latina. Em 2008, sediou o Mundial de Futsal.

Quando assumiu o cargo de secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Eduardo Paes prometeu fazer um trabalho melhor do que o do antecessor, muito criticado. Não era nada difícil fazê-lo, é verdade, mas conseguiu com sobras - o que o credenciou a se candidatar à prefeitura do Rio neste ano, embora isso já estivesse previsto. Agora que foi eleito e prepara sua secretaria, Eduardo Paes mostra mais uma vez que já começou mal, embora ainda nem tenha tomado posse, nomeando como futuro secretário exatamente seu antecessor no cargo estadual - repito, um dos piores que já obtiveram pastas estaduais. Vá entender.

Comparando com a equipe que Obama vem montando em Washington, é fácil responder por que os Estados Unidos são o que são, o Brasil é o que é e, principalmente, por que o Rio é o que é. Se inveja matasse...

P.S.: Começou ontem e vai até o dia 31 a eleição do Mala do Ano de "A Trombada!", já em sua sexta edição. A sucessão de Hugo Chavez (vencedor do ano passado) promete ser emocionante, com os cinco indicados prometendo uma disputa equilibrada. Clique no link e dê seu voto.

Nenhum comentário: