25.10.08

SURPREENDA-ME, ELEITORADO CARIOCA!



Na noite desta sexta-feira, foi realizado o último debate entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV). Como nos demais debates, o candidato verde saiu-se melhor em suas propostas. Mas esta eleição que se realizará no próximo domingo promete ser a mais equilibrada de todos os tempos na cidade.

Isso se reflete nas próprias pesquisas de intenção de voto, que ficaram em empate técnico desde o reinício da campanha, após o final do primeiro turno. Gabeira ficou na frente na maior parte do tempo, mas Paes obteve a vantagem nesta última semana - talvez beneficiado com os apoios de partidos da base do governo, graças ao natural uso das máquinas administrativas. Contudo, o equilíbrio persiste, o que faz com que o pleito fique imprevisível.

A candidatura de Gabeira representa uma força que estava oculta, mas voltou com vigor: o voto jovem. A Internet ajudou muito a espalhar as propostas do candidato verde pela cidade, mesmo que com uma campanha de certa forma discreta, sem salamaleques. Ainda que não chegue a grande parte dos eleitores cariocas, já é um grande ganho, visto que Gabeira não conta com uma campanha milionária e ostensiva como a do peemedebista. Mesmo assim, em um cenário em que Paes ganharia com facilidade (considerando-se que o eleitorado carioca, em geral, sempre se atrelou ao populismo desenfreado, como atestam os Chagas-Freitas, Brizolas, Garotinhos e Maias da vida), não há absolutamente definição alguma de quem será eleito no domingo. A minha previsão é de que o vencedor terá menos de 51% (entre 50,01 e 50,99%) dos votos válidos.

Ou seja, Gabeira não tem absolutamente nada a perder. O deputado federal terá seu prestígio inabalado, mesmo que seja derrotado nas urnas domingo. Já Eduardo Paes, ainda que seja eleito, sairá chamuscado. Afinal, aliou-se a um balaio de gatos que certamente cobrará cargos como retribuição ao apoio dado a ele no segundo turno. Portanto, o eleitor carioca terá que pensar bem diante da urna, ao votar para prefeito. Escolherá entre uma candidatura que pensa a cidade como grande pólo de desenvolvimento, uma porta aberta para o mundo como o Rio sempre foi, ou apenas mais um cabide de empregos e presentes de amigo que, mais uma vez, deixará a cidade na rabeira, à mercê de todo tipo de fisiologismo barato.

Surpreenda-me, eleitorado carioca!

Um comentário:

Muller disse...

Paes fez a campanha mais cara e suja da historia. Ja Gabeira fez uma campanha historica.

Acho que eleitor informado vota Gabeira. Votar Paes é votar Crivella, Babu, Alvaro Lins, Picciani e tudo de ruim que tem no Rio.

Votar Gabeira é votar alma carioca. Votar honestidade. Votar em pessoas não partidos do seculo passado.

Gabeira Neles!

Leituras para 26 de Outubro