10.10.08

MUITO MAIS QUE UM FILME DE GUERRA


  • Filme: Trovão Tropical (Tropic Thunder, Alemanha/Estados Unidos, 2008)
  • Direção: Ben Stiller
  • Elenco: Ben Stiller, Jack Black, Robert Downey Jr., Jay Baruchel, Brandon T. Jackson, Matthew McConaughey, Steve Coogan, Tom Cruise

A quarta experiência de Ben Stiller na direção de um longa-metragem mostrou-se a mais bem-sucedida, com uma comédia que ironiza os bastidores do cinema e as suas superproduções. A piada começa mesmo antes do início "oficial" do filme, com trailers falsos com os atores-personagens do filme em produções anteriores.

O longa conta a história de um filme de guerra, cuja produção se mostra um verdadeiro fiasco, com todo tipo de problema possível: estouro no orçamento, ataques de estrelismo do elenco e dos produtores, diretor inexperiente que não consegue segurar os atores, o diabo. Para tentar salvar o filme de um iminente fracasso, o autor do livro que originou o roteiro, visto como herói de guerra no Vietnã (onde, aliás, a produção está sendo filmada), sugere ao diretor colocar os atores no meio da floresta, para dar o clima necessário. O diretor, sem outra alternativa, obedece... e aí, as coisas começam a piorar. De repente, os atores começam a enfrentar situações dignas de uma guerra de verdade - pensando que realmente estão estrelando um filme.

O mérito de Trovão Tropical está na sátira aos bastidores do cinema, tendo graça até nos exageros cometidos pelos atores retratados. Há de tudo - desde um ator consagrado que faz tratamento de pigmentação para não ver sua carreira afundar de vez (ou ser mais "aceito", vá saber...) até um ator-rapper que esconde mais coisas sobre sua vida que gostaria, passando por outro, em tratamento de recuperação, que sofre constantes crises de abstinência e não consegue largar o vício em heroína. O principal dos atores descobre-se conhecido e quase endeusado em um local inóspito do Sudeste Asiático por um papel que foi um estrondoso fiasco de crítica. No decorrer do filme, o espectador percebe que as coisas não são bem do jeito que ele pensava que eram, tanto entre os atores quanto entre as origens do próprio roteiro. Ou seja, quase um resumo de Hollywood atualmente.

Num momento em que as comédias do cinema norte-americano apelam para o humor mais rasteiro e escatológico, Trovão Tropical é muito bem-vindo para os amantes da qualidade no humorismo em celulóide. É daqueles filmes que fazem rir e pensar ao mesmo tempo, algo que anda tão raro e difícil nos dias de hoje.

Nenhum comentário: