28.9.08

FALTA UMA SEMANA, E NADA SE DEFINE

Neste domingo, faltam exatos sete dias para o primeiro turno das eleições municipais. Nas duas maiores cidades do Brasil, é certo que haverá segundo turno e que um candidato está definido (o peemedebista Eduardo Paes no Rio, a petista Marta Suplicy em São Paulo). Mas o que anda tirando o sono de muita gente nos dois lados da Ponte Aérea é a renhida disputa pela outra vaga na grande decisão eleitoral, em cada uma das duas metrópoles.

No Rio, como venho escrevendo aqui já faz algum tempo, Eduardo Paes está praticamente garantido no segundo turno, em 26 de outubro, aguardando de camarote seu adversário. As pesquisas de opinião apontam um empate técnico entre Marcelo Crivella (PRB), Fernando Gabeira (PV) e Jandira Feghali (PCdoB). A indefinição já é grande, e a discrepância entre os números do IBOPE (que aponta empate técnico entre Paes e Crivella, que estaria 14 pontos à frente de Gabeira) e do Datafolha (que afirma que Gabeira está tecnicamente empatado com Jandira e Crivella, que por sua vez estaria longe de Paes) contribui para que ela fique ainda maior. Continuo com meu aviso: ainda poderemos ter surpresas nesta reta final de campanha. A candidatura de Gabeira é a que mais está crescendo, enquanto vejo Crivella e Jandira apenas estáveis. O senador e o deputado federal, até este momento, fazem campanhas construtivas, ou seja, sem atacar ninguém. Como a tendência de Feghali, considerando-se seu histórico de metralhadora giratória, é de atirar para todos os lados...

Em São Paulo, a ex-prefeita Marta Suplicy segue isolada na ponta e está quase no segundo turno, mas poderá ter problemas lá. Isso porque a outra vaga está sendo muito disputada entre o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM). Mesmo com o recente ataque de pelanca de Alckmin contra Kassab, quem conseguir mais votos entre os dois certamente será o favorito contra Marta. E é o mais provável que o atual ocupante do cargo leve a melhor, por ter um mandato bem avaliado, e também devido a sua tendência a subir. Ou seja, pode ser que Alckmin, dois anos depois de perder a eleição presidencial para Lula, amargue mais um fracasso eleitoral, que poderá queimá-lo para sempre.

Um comentário:

Frodo Balseiro disse...

Previsão:
Rio de Janeiro dá Eduardo Paes!
São Paulo dá Kassab.
Ambos no seundo turno co mais de 10% de vantagem sobre o oponente.
A verificar...