28.6.08

O "MUSO" INSPIRADOR


Tempos duros. No Zimbábue, sul da África, o ditador Robert Mugabe novamente esmaga a oposição (literalmente) pra se reeleger pela enésima vez presidente do país. Com direito a todo e qualquer tipo de intimidação para reprimir qualquer sinal de apoio ao candidato adversário no segundo turno, Morgan Tsvangirai.

Claro que a comunidade internacional em geral repudia tais "métodos de campanha" de Mugabe, que governa o país com mão de ferro desde sua independência, em 1980. Ele se notorizou pela perseguição aos fazendeiros brancos e confisco de suas propriedades, além de nivelar por baixo a economia do país, fazendo com que um simples pãozinho custe cerca de seis bilhões de dólares zimbabuanos (é possível que o preço aumente um pouco até você acabar de ler este texto).

Mesmo assim, ele é visto por muitos como inspirador. Principalmente de alguns déspotas que vêem nele um modelo de re-re-reeleição presidencial. Percebe-se que o venezuelano Hugo Chavez e partidários do terceiro mandato de Lula certamente se inspiram em seu modelo. Não é por acaso que os que apóiam o Zimbábue são os mesmos que admiram ditaduras em todo o planeta.

Nenhum comentário: