19.9.07

INDUCASSÃO É TUDO!

Na edição de ontem de O Globo, o colunista Ali Kamel denunciou a tentativa de lavagem cerebral através de livros didáticos do Ensino Fundamental, com um que pretende lecionar História, da oitava série (para quem não leu, leia aqui). O texto é aterrador. Lembra-me muito as cartilhas educacionais dos regimes totalitários que o autor do referido livro tanto parece admirar. Os trechos inseridos no texto são para serem lidos ouvindo-se a Internacional no fundo. Mas tem mais.

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, pretende "bolivarianizar" o ensino no seu país, ameaçando fechar escolas que não seguirem este tipo de ideologia. Inclusive as particulares, o que caracteriza intromissão extrema em assuntos que não são de sua alçada (já seria absurdo se o governo somente tivesse resolvido impor sua ideologia apenas no ensino público). Enquanto isso, por aqui mesmo, o governador do Paraná, Roberto Requião (um projeto chavista brasileiro, um Garotinho das araucárias), faz coisa parecida em seu estado, no que tange às escolas públicas. Entre outras coisas, seu governo distribui um livro de Educação Física que exalta o comunismo... Na época em que eu estudava, ninguém precisava de livro de Educação Física pra fazer exercícios. Muito menos de um livro como esse que existe no ensino paranaense. Ou seja, é difícil concluir qual das duas iniciativas (a brasileira e a venezuelana) surgiu primeiro. Só sabe-se que as duas se complementam.

É por essas e por outras que reluto em lecionar, mais de um ano depois de formado. Vai que eu tenha que trabalhar com um livro de Português que tenha algo do tipo (e, pelo visto, não falta muito pra isso acontecer): "Defina o tipo de sujeito na seguinte frase: 'Nunca antes neste país, houve tantos brasileiros beneficiados pelo melhor governo que este país já teve'"... Sai pra lá! Se é pra mexer com material esquerdopata, prefiro ficar desempregado!

P.S.: Falando em esquerdopatia, a nova página do jornal ultra-esquerdista Hora do Povo é um verdadeiro parque temático para o MR-8. Na coluna da esquerda, há links para assistir ao vivo às TVs Senado, Câmara, Educativa do Paraná (que é, em nível estadual, tudo o que a nova TV pública do Lula quer ser) e de uma emissora estatal venezuelana... Além disso, há os dos arquivos do jornal nos últimos nove anos. A bolivarianada vai fazer a festa.

Um comentário:

Saúvo Carrapatoso disse...

O Brasil se torna, aos poucos, a Disneylândia do socialismo - coisa que a Venezuela já é. Falo isso por experiência própria, vá por mim.