16.2.07

OSCAR 2007: "CARTAS DE IWO JIMA"



Dando prosseguimento à série sobre o Oscar 2007, escrevo hoje sobre Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood.

Se A Conquista da Honra, que relata o lado americano da famosa Batalha de Iwo Jima, retratou a vitória como um espetáculo e pretexto para propaganda, Cartas de Iwo Jima retrata o lado japonês de forma mais poética. O lado dos que perderam a guerra é contado através das cartas que soldados escreveram para suas famílias e, que por motivos de segurança, passavam por uma espécie de censor dentro das trincheiras. O general, que conhecia o lado adversário pois vivera nos Estados Unidos durante algum tempo, é o lado sábio do Exército Imperial, e é difícil não simpatizar com ele, mesmo lutando pelo Eixo.

Diferente do "lado americano", neste filme a Batalha é mostrada de forma mais crua e realista, e algumas cenas que aparecem num filme são vistas em outro num ângulo diferente. A película é interessante por mostrar um lado da guerra que poucos conhecem - e que os inimigos cumpridores de ordens também têm a quem sustentar. Os próprios japoneses também aprendem isso, de forma contundente.

Indicações: Melhor filme, direção (Clint Eastwood), roteiro original e edição sonora

Um comentário:

Anônimo disse...

Daniel, nao vi ainda Cartas de Iwo Jima, mas verei com certeza. Sou apaixonada por filmes e livros da II Guerra Mundial. E eh cada vez mais interessante que se retrate o conflito do ponto de vista de um homem, nao de uma nacao ou de um bloco de nacoes. Demonizaram os alemaes comuns por 50 anos, ate que filmaram A Queda - Hitler e o Fim do Terceiro Reich, alias, excelente filme... Abracos!