24.2.07

OSCAR 2007: "BORAT: O SEGUNDO MELHOR REPÓRTER DO GLORIOSO PAÍS CAZAQUISTÃO VIAJA À AMÉRICA"


Encerrando a série sobre o Oscar 2007, escrevo sobre Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América, dirigido por Larry Charles.

Repórter famoso no Cazaquistão (misógino, racista, homofóbico, anti-semita e morador de uma aldeota que é uma zorra generalizada, sendo possivelmente causadora de todas essas características) e ligado em estatísticas é enviado pelo governo de seu país para fazer algumas reportagens nos Estados Unidos, com o propósito de mostrar os costumes locais. Lá, se apaixona pela atriz Pamela Anderson ao assistir pela TV do hotel a um episódio do seriado S.O.S. Malibu, e resolve se casar com ela, usando os "métodos casamenteiros" bem particulares de seu país... Durante a viagem pelo país estrangeiro, põe em prática os hábitos de sua terra, chocando os moradores locais.

O filme mostra que, em matéria de racismo e xenofobia, poucos no mundo superam os norte-americanos, e se aproveita do desconhecimento dos entrevistados, pensando tratar-se apenas de um documentário enviado para um país distante. E o "repórter" o faz com uma candura inacreditável, convencendo os cidadãos de que tais hábitos chocantes são corriqueiros em outro país.

Indicação: Melhor roteiro adaptado

2 comentários:

Blogildo disse...

Faz muito tempo que não dou boas gargalhadas como ocorreu ao assistir Borat!
Hilário!

Saúvo Carrapatoso disse...

Borat quem??? Sou muito mais eu, que faço um jornalismo irresponsável com muito mais qualidade.