7.12.06

TUDO COMO ERA ANTES...


Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal derrubou a cláusula de barreira, que tinha a intenção de diminuir o número de partidos políticos no país através de regras eleitorais. Desde o fim do processo eleitoral, tinha havido fusões entre partidos que não cumpriram a cláusula, o que tivera ampla cobertura nesta página.

Na minha opinião, um retrocesso imperdoável. A cláusula de barreira iria frear a existência de partidos de aluguel, existentes somente para dar voz a aberrações políticas (inclusive elegendo algumas delas) - além disso, iria fortalecer o quadro partidário, com a possibilidade da existência de poucos partidos, o que seria o ideal para a democracia.

E o pior de tudo é que pode haver desfusões dos partidos que tinham sido criados por causa da cláusula de barreira! Quando parece que as coisas vão se endireitar...

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo, concordo, concordo. Pessoal mais burro, so^! Precisamos de menos partidos e de mais gente decente. O Brasil esta cheio de partidos de aluguel... E de partidos indecentes. Cade o Partido Conservador?