6.11.06

PREVISÕES PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2008 (MUITAS DELAS FURADAS, MAS...)

Passadas as eleições federais e estaduais de 2006, as baterias se voltam para as eleições municipais de 2008. No Rio de Janeiro, dependendo do desempenho de Sérgio Cabral Filho no governo estadual, o PMDB pode ter uma quantidade considerável de prefeitos eleitos daqui a dois anos. O PT também pode embarcar nessa onda, principalmente se Lula conseguir cumprir suas promessas de campanha.

Se Cabral fizer um bom governo nos seus dois primeiros anos de mandato, pode ser que Garotinho (colocado pra escanteio durante a campanha) não tenha clima para continuar no PMDB, e a saída de seu grupo poderá ser inevitável. Seu destino pode ser o PTB ou o PSC (o que seria útil para este partido, que poderia até superar a cláusula de barreira).

Contrariando o seu partido (que jamais apoiaria um candidato que apoiasse Lula), o deputado federal e candidato ao governo estadual Eduardo Paes pode estar de saída do PSDB. Seu destino deverá ser o PMDB de Cabral, que poderá retribuir seu apoio lançando-o como candidato à prefeitura do Rio em 2008, derrotando o atual vice-governador e ex-prefeito Luiz Paulo Conde nas prévias. Conde deverá se candidatar a deputado federal ou senador em 2010.

Derrotada no segundo turno para o governo do estado, Denise Frossard resolverá não se candidatar à prefeitura. Continuando a aliança com o prefeito Cesar Maia, trocará o PMD (resultado da fusão do PPS com o PMN e o PHS) pelo PFL, partido pelo qual se candidatará ao Senado em 2010.

O PT terá duas opções nas próximas eleições: lançar candidato próprio ou prosseguir na aliança com Jandira Feghali, do PCdoB. O partido de Lula deverá lançar seu vice, que pode ser o deputado federal Edson Santos. O senador Marcelo Crivella não se candidatará à prefeitura - o seu partido, o PRB, poderá entrar na coligação PCdoB/PT/PSB ou lançar candidato próprio, o deputado federal Léo Vivas. Crivella tentará a reeleição no Senado em 2010.

E dizem (não sei se é verdade) que o deputado linha-dura Jair Bolsonaro (PP) também se candidatará a prefeito do Rio. E se bobear, com o apoio do PFL e do novo Partido da República, fusão do PL com o PRONA. Outros que deverão se candidatar: Chico Alencar (PSOL), Miro Teixeira (PDT), talvez Marcelo Itagiba (se Garotinho sair mesmo do PMDB).

Nenhum comentário: