28.10.06

OS ÚLTIMOS COMENTÁRIOS POLÍTICOS PRÉ-ELEITORAIS


Encerrando a série de impressões pré-segundo turno, comento sobre o último debate televisivo, ontem à noite, na Globo. O programa consistia em resolver dúvidas de eleitores indecisos. O candidato que sorteara o eleitor respondia à pergunta deste. O adversário deveria formular outra pergunta (explorando o mesmo assunto) ao outro candidato, mas, quando da sua vez, preferiu usar o referido espaço para comentar a resposta do oponente. Resultado: ao invés de um debate, viu-se uma sucessão de "indiretas" entre os dois postulantes ao cargo presidencial. O que fez com que o debate, até o penúltimo bloco, ficasse morno.

(Como os candidatos caminhavam pelo palco circundado pela arena dos indecisos - expediente que já fora usado nas eleições de 2002, entre Lula e José Serra - , não raro os dois quase se esbarravam. Em alguns dos momentos mais tensos, eles se encaravam no palco. Mas tudo dentro das regras. Se bem que, dada a contundência de alguns dos comentários dos candidatos, tive a impressão de que o primeiro soco era questão de tempo...)

Mas o último bloco, em compensação, foi o melhor de todos, fechando com chave de ouro a campanha. Esta acabou sendo a única oportunidade em que candidato perguntava para candidato. Na sua oportunidade, Alckmin não conseguiu perguntar. Lula comentou que o governo federal financia grande parte dos projetos sociais, aproveitando para criticar o projeto de renda mínima do governo paulista.

Na sua oportunidade de perguntar, Lula falou sobre segurança e cutucou o ex-governador paulista, dizendo que o PCC surgiu quando este deixou o governo estadual. Na sua resposta, Alckmin ironizou dizendo que pensara que Lula, finalmente, iria revelar o origem do dinheiro do dossiê (o melhor momento da noite) e disparando mais uma indireta: se alguém tinha relação com o PCC, não era exatamente o PSDB... Ainda disse que não cortou dinheiro do Fundo Penitenciário, e que "a quadrilha do PCC está nas prisões, enquanto que a quadrilha denunciada pelo procurador e ligada a Lula, está à solta". Bingo!

Não havia dúvidas naquele momento: mesmo que fosse somente pelo último bloco, Alckmin ganhou o debate. Pena que não tenha sido em tempo de ganhar a eleição (mas ainda há esperanças).

Nenhum comentário: