11.8.06

SE NÃO CAIR AGORA...

O Brasil vive um caos institucional poucas vezes visto em sua História. Denúncias de corrupção infestam o noticiário, dia após dia. O populismo do atual governo é evidente. E, mesmo assim, seus índices de aprovação vêm subindo.

Pode-se culpar a larga tendência de baixo nível da campanha eleitoral pela consolidação iminente de Lula para sua reeleição. Pode-se culpar a falta de melhores opções dos eleitores na campanha presidencial. Mas não se justifica o crescimento do nome do candidato à reeleição nas pesquisas de opinião para as eleições de outubro. Era para ser bem mais equilibrado.

E o estado de espírito de Lula não ajuda. Na entrevista de ontem na TV, o presidente cometeu diversas gafes, que poderiam derrubá-lo já, não tivesse o povo brasileiro memória curta e larga "identificação" com o presidente. Há o risco de se repetir aqui o que ocorre nos Estados Unidos (e ocorreu no Brasil, de 1999 a 2003): um desgaste inevitável que um governante reeleito tem sobre o país, o que propicia crise política e financeira. Aguardemos os próximos capítulos. Mas ainda há tempo de mudar.

Nenhum comentário: