1.5.06

O TRABALHO ENOBRECE... E OS FERIADOS?


Hoje é comemorado em todo o mundo o Dia do Trabalhador - no Brasil, este é o terceiro feriado em cerca de três semanas (e olha que o Dia de São Jorge, feriado na cidade do Rio, caiu num domingo). Esse excesso de feriados levanta uma questão: será que vale a pena?

Pergunto isso porque tanta coisa a se comemorar parece uma exclusividade brasileira. Talvez o Brasil seja o país com o maior número de feriados comemorados em dias úteis (geralmente em outros países tais datas são comemoradas em fins de semana). Nos Estados Unidos, o Dia do Trabalho é comemorado na terceira segunda-feira de outubro (me corrijam se eu estiver errado).

Neste ano de Copa do Mundo, o Brasil terá mais um monte de feriados formais e informais, fazendo com que 2006 seja um dos anos de menor número de dias úteis. Não se pedirá para diminuir o número de feriados, mas poderíamos ser um pouco mais flexíveis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu concordaria com a redução de feriados se o Brasil fosse um país justo, pois tudo o que se vê é de dar uma vergonha enorme. Por isso eu acho que ainda são poucos os feriados...deveriam existir muito mais, só assim se compensaria esse assalto a mão desarmada que nós sofremos todo final de mês;Toda vez que precisamos comprar comida ou remédios; Ou que precisamos do SUS.