17.5.06

A MORTE DA SEGURANÇA PÚBLICA NACIONAL


Os acontecimentos deste final de semana em São Paulo evidenciam a total falência da segurança pública em todo o Brasil. Eles mostraram que não há cidade grande no país que seja considerada segura. Os brasileiros estão apavorados com a possibilidade de piora da situação se nada for feito imediatamente. E várias coisas evidenciam esse temor.

Por exemplo, o fato de o imenso motim ter sido motivado por atitudes da Polícia para transferir bandidos de alta periculosidade para penitenciárias de segurança máxima. Isso causou a reação do Primeiro Comando da Capital, o PCC, o mais equipado grupo criminoso do país. Através de um não tão sofisticado esquema de ligações de celulares vindas de presídios - o que pode ser evitado por um simples bloqueio, o que é inexplicavelmente ignorado pelas nossas secretarias de segurança - a bandidagem obteve recursos suficientes para causar o terror no mais rico estado do Brasil, e na maior cidade do Hemisfério Ocidental.

Contribui para este estado de coisas a nossa legislação, frouxa e caduca, que não pune os criminosos com o rigor que eles merecem. Há anos está em estudos no Congresso Nacional um projeto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Eu faria mais: diminuiria-a para 14 anos, idade suficiente para alguém distingüir o certo do errado. Existe outro projeto, que aumenta a pena máxima no país de 30 para 40 anos, mas isso não basta: para haver temor dos bandidos e que eles pensassem mais de duas vezes antes de praticar algum crime, no mínimo teria que ser instituída a prisão perpétua (pena de morte, eu acho um pouco demais - pode dar margem a injustiças). Antes de tudo, porém, precisamos reeducar a nossa sociedade (dos políticos, passando pelos policiais - que realmente abusam da autoridade - aos cidadãos comuns), que sofre uma indiscutível inversão de valores.

A violência no Brasil atinge níveis ainda mais insuportáveis a cada ano. Precisamos lutar para que isso não se torne irreversível. E não é negociando com bandidos e apenas clamando por paz que a criminalidade irá diminuir. É preciso ação, acima de todas as coisas.

2 comentários:

Anônimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anônimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»