13.2.06

OSCAR 2006: "BOA NOITE E BOA SORTE"


Dando prosseguimento aos comentários sobre os indicados ao Oscar 2006, escrevo sobre Boa Noite e Boa Sorte, escrito por George Clooney.

Nos anos 50, no auge da paranóia que atinge os norte-americanos com a Guerra Fria, o senador Joseph McCarthy promove uma verdadeira caça-às-bruxas visando à punição a acusados de simpatizar ou colaborar com o comunismo. O jornalista e apresentador de TV Edward R. Murrow decide confrontar seus métodos, usando seu programa jornalístico.

A fotografia sóbria, em preto e branco, ajuda o espectador a entrar no clima sombrio da época. O filme mostra detalhadamente os procedimentos de edição e apresentação da TV, com o auxílio de imagens em película. Apesar de cair às vezes na mesmice, chegando a mostrar um depoimento de uma acusada de colaboracionismo em sua forma integral (imagens da época), o filme se mostra atual, fazendo o espectador concluir que nada pode abalar o jornalismo livre, chegando a destilar uma fina ironia em alguns momentos.

Indicações ao Oscar 2006: Melhor filme, direção (George Clooney), ator (David Strathairn), roteiro original, fotografia e direção de arte.

Um comentário:

Saúvo Carrapatoso disse...

Vi o filme e tive uma coisa martelando a minha cabeça: quando o tal do Murrow, lá pelo finalzinho do filme, ao encerrar seu discurso, fala "Boa noite e boa sorte", não houve aplausos. Estaria o Dr. Ross - ops, George Clooney - esperando os aplausos da platéia???